Construir um Mundo Digital que os Consumidores Possam Confiar

No Dia Mundial dos Direitos do Consumidor (DMDC) celebrado todos os anos no dia 15 de Março o movimento global de consumidores reúne para destacar e promover a sensibilização a volta de uma questão que afecta os consumidores, com o objectivo de fomentar mudanças duradouras em todo o mundo.
A comemoração do DMDC 2017 decorre sob o lema “Construir um mundo digital que os consumidores possam confiar”. Organizações de consumidores de todo o mundo, sob a coordenação da Consumers International (CI) trabalham para que haja um mundo digital melhor. A CI lançou a campanha #BetterDigitalWorld para promover melhor acesso digital, escolhas claras e informadas, segurança e reparação online.
O acesso a internet é um aspecto fundamental dos direitos do consumidor. Sem acesso as pessoas não podem beneficiar de comunicação, informação e comércio que a tecnologia digital oferece. Possibilita novas oportunidades de emprego, negócios e conhecimento. Somente acesso não é suficiente, os consumidores precisam de serviços confiáveis e de qualidade.
Fazer escolhas claras e informadas ajuda o consumidor a saber como usar produtos e serviços de forma segura e efectiva. O consumidor tem dificuldade em entender o porquê de informações como a localização ou hábitos de compra são solicitadas pelas empresas online. É preciso garantir que informações online, tais como termos e condições de contrato sejam facilmente compreendidas.
A falta de segurança online preocupa as pessoas em todo o mundo. As oportunidades para violações de dados estão a crescer devido ao aumento do número de pessoas online. Os dados pessoais incluem informações sobre detalhes de contas bancárias, endereços de email, contas online, detalhes de identificação ou informações médicas. Quando estas informações se perdem ou são roubadas os efeitos podem ser desastrosos. Melhorar a segurança online criará confiança nos consumidores.
A internet trouxe uma revolução na forma como os bens e serviços são comprados e vendidos. Como qualquer tipo de comércio, problemas como deficiente serviço de entrega ou bens que não correspondem a sua descrição são inevitáveis. Criar um sistema de reparação online simples e eficiente ajudará a aumentar a confiança nos produtos digitais.
Em Cabo Verde ainda não existe legislação que protege o consumidor online. É importante prevenirmos os consumidores dos perigos do mau uso da internet, em particular os mais jovens por serem mais vulneráveis a determinados conteúdos. Neste sentido, a ADECO enquadrado no Projecto Sociedade Civil na Defesa Efectiva dos Consumidores, co-financiado pela União Europeia e em parceria com a CI, convida as escolas de Cabo Verde a realizarem actividades em comemoração desta data.
Propomos que durante a semana de 13 a 17 de Março a escola/universidade realize uma atividade enquadrado no lema “Construir um mundo digital que os consumidores possam confiar”.
Partilhe connosco as fotos das vossas actividades para que possam ser divulgadas nas nossas redes sociais e partilhadas com CI , onde terão uma grande divulgação a nível mundial.
A ADECO disponibiliza a sua colaboração, na medida das suas possibilidades e algum material de suporte.
Para mais informações sobre o DMDC 2017 visite o site: http://www.consumersinternational.org/, ou contacte a ADECO para o e-mail informacaoadeco@gmail.com.