Comunicado de Imprensa: Dia Mundial dos Direitos do Consumidor – ADECO e CI

Movimento de consumidores em todo o mundo exige “mercados digitais mais justos”

Neste Dia Mundial dos Direitos do Consumidor (DMDC), celebrado a 15 de Março, a Associação para Defesa do Consumidor, ADECO está a trabalhar juntamente com organizações de consumidores em todo o mundo e em parceria com a Agência Nacional de Comunicações (ANAC) para exigir mercados digitais mais justos.

A comemoração do dia é coordenado pela Consumers International, a federação de organizações de consumidores em todo o mundo, que pretende criar um melhor mundo digital (#BetterDigitalWorld), promovendo o acesso a serviços de internet seguros, a preços justos, ações contra golpes e fraudes e melhor proteção on-line.

Objetivo da comemoração

A comemoração do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor tem lugar todos os anos para destacar os problemas de proteção e empoderamento dos consumidores e reunir o movimento global de consumidores para fazer mudanças duradouras para as pessoas em todo o mundo.

Os mercados digitais, ou sites de comércio eletrônico, são onde se efetuam compras de produtos ou serviços on-line e transformou o mundo dos consumidores. O comércio eletrônico deu aos consumidores mais opções e mais conveniência e abriu o mercado global. Isso revolucionou a forma como os consumidores compram e vendem bens. O comércio eletrônico tende a aumentar, uma vez que as vendas a retalho duplicarão para 4,48 bilhões de dólares entre 2017 e 2021.

O acesso seguro à internet é essencial para comprar on-line com confiança. É por isso que no Dia Mundial dos Direitos do Consumidor muitas organizações de consumidores exigem um melhor acesso à internet. Atualmente, apenas metade da população mundial tem acesso à internet, o que dificulta o acesso aos mercados digitais.

Metade dos consumidores com acesso à internet opta por não comprar on-line por falta de confiança. Um grande contribuinte para essa falta de confiança do consumidor é o medo de incorrer em custos inesperados e desonestos. Estes podem surgir de golpes ilegais e fraudulentos ou práticas comerciais injustas, pouco claras e confusas.

Para ultrapassar esta falta de confiança, é vital que as autoridades tomem medidas para evitar fraudes e as empresas tenham termos e condições claros, preços justos e bons procedimentos de indemnização.

Confiança nos mercados digitais mais justos

Amanda Long, Diretora Geral da Consumers International, disse que: “Comprar on-line abriu opções e conveniências em uma escala nunca antes vista, mas a escala e o crescimento nem sempre são iguais à confiança”. Neste Dia Mundial dos Direitos do Consumidor pedimos não só um maior acesso às transações de comércio eletrónico, mas também um maior acesso a sistemas confiáveis ​​de comércio eletrónico. Queremos que as pessoas tenham certeza de que seus dados, pagamentos e produtos que compram sejam seguros. Além disso, apenas incorporando a confiança dos consumidores nos mercados digitais é que o comércio eletrónico realmente oferecerá seu enorme potencial”.

Atividades da ADECO

Como parte da campanha e enquadrado no projeto “Sociedade Civil na Defesa Efectiva dos Consumidores, co-financiado pela União Europeia, a ADECO desafiou as autoridades e instituições que têm a responsabilidade pela proteção dos consumidores a promoverem atividades para assinalar “Março mês do consumidor”. A ADECO também convidou escolas de todo o país a realizarem atividades comemorativas dessa data, disponibilizando a sua colaboração incluindo vídeos e textos em colaboração com a DECO (Portugal) a e CONSUMARE.

Durante o mês de Março a ADECO realizará palestras, micro-programas televisivos e radiofónicos, publicações nas redes sociais, exposições de cartazes e sensibilização das autoridades.

A ADECO solicitou a colaboração de vários parceiros (Governo, Autarquias Municipais, Entidades Reguladoras, Universidades, Comunicação Social etc.) para que as atividades de informação e sensibilização sobre os direitos e deveres dos consumidores abranjam todas as ilhas.

Notas para editores

• Consumers International reúne mais de 200 organizações membros em mais de 100 países para defender os direitos dos consumidores em todos os lugares. Somos sua voz nos fóruns internacionais de formulação de políticas e no mercado global para garantir que sejam tratados com segurança, justiça e honestidade.
  • O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor (WCRD) é celebrado anualmente em 15 de Março. A data marca o aniversário do discurso do presidente John F. Kennedy no congresso norte-americano em 15 de Março de 1962, no qual ele abordou formalmente a questão dos direitos dos consumidores. Ele foi o primeiro líder mundial a fazê-lo.

Para saber mais sobre o DMDC 2018, os mercados digitais e as atividades realizadas em cada país, visite: www.consumersinternational.org/WCRD.

Para mais informações sobre as atividades realizadas pela ADECO para o DMDC 2018 visite a página: www.facebook.com/ADECO.CaboVerde, ou envie e-mail para: informacaoadeco@gmail.com.