Semana Mundial de Consciencialização sobre o uso de Antibióticos

De 13 a 19 de Novembro a Organização Mundial da Saúde (OMS) realiza a terceira Semana Mundial de Conscientização sobre o Uso dos Antibióticos, para promover uma campanha internacional sob o lema: “Procure Conselhos de um Profissional de Saúde Qualificado Antes de Tomar Antibióticos”. O lema da campanha reflete a mensagem de que os antibióticos são um recurso precioso, por isso é importante obter o conselho certo antes de tomá-los. Isso não só garante que você e sua família tenham o melhor tratamento, o uso responsável de antibióticos também ajudará a reduzir a ameaça de resistência aos antibióticos.

A semana, tem por objetivo alertar sobre a resistência da população mundial aos antibióticos, incentivar melhores práticas entre os cidadãos, políticos, profissionais de saúde, agricultores e veterinários, para evitar que a resistência aos antibióticos cresça e se espalhe.

O que é resistência aos antibióticos?

Segundo a OMS, a resistência aos antibióticos é hoje uma das maiores ameaças para a saúde mundial, a segurança alimentar e o desenvolvimento e está a aumentar.
A resistência aos antibióticos está a atingir níveis perigosamente elevados em todo o mundo, pondo em perigo toda a população mundial e comprometendo a capacidade para tratar doenças infecciosas.

Trata-se de um fenómeno natural, mas o uso indevido destes medicamentos no ser humano e nos animais está acelerar o processo e cada vez é maior o número de infecções – como pneumonia, tuberculose e gonorreia – cujo tratamento se torna mais difícil devido à perda de eficácia dos antibióticos.
A resistência aos antibióticos prolonga as internações hospitalares, aumenta os custos médicos e também aumenta a mortalidade.

ADECO aderiu a campanha e na Semana Mundial de Consciencialização do Uso de Antibióticos, podemos aproveitar a data e promover acções.

Como posso envolver-me na campanha?

A OMS, ao lado da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), está a desenvolver uma série de materiais que estarão disponíveis ao público em Outubro. Enquanto isso, você pode continuar a espalhar a palavra e começar a planear já de agora: Organize eventos ou atividades em seu local de trabalho, comunidade, escola, universidade etc.

Espalhe a palavra através das suas redes sociais, alcançando os representantes do governo local, líderes locais ou influenciadores, encorajando-os a tomar medidas sobre a resistência aos antibióticos. Conduzindo por exemplo: assegure-se de tomar antibióticos somente se prescrito por um profissional de saúde qualificado, praticar boa higiene das mãos e nunca compartilhar ou usar antibióticos que sobraram de tratamentos anteriores.

Ainda não é tarde demais para reduzir o impacto da resistência aos antibióticos, e todos podem participar em preservar a eficácia destes medicamentos.

Os antibióticos são um recurso muito valioso, e devemos usá-los com cautela.

Para mais informações sobre a campanha: http://www.who.int/campaigns/world-antibiotic-awareness-week/2017/event/es/